Cinco

I
De todas as coisas que ignoro, não saber aceitar a felicidade é a que mais me perturba. Porque é injusto, com meu passado, com o presente presente, com o futuro ignorado. É ilegítimo quando eu me lembro de toda a sorte que eu tive, de todos os desejos insanos realizados, de todo o amor reconhecido nas entrelinhas da história triste que eu inventei para burlar o conto de fadas. Ainda que eu seja estrangeira e a felicidade, a mim, destinada à clandestinidade, eu não tenho direito de continuar entoando essa tristeza em disritmia, a tal promessa desafinada que me precedeu sem licença. Desautorizo o simbolismo do enxoval. Quero desfazer o pacto semiótico do nascimento. Hoje, quero apenas aceitá-la.

II
Vou nos guardar na fluidez do ar que nos envolve em solstício. Poesia concreta a me banir do referencial. Não há resposta restante, porque não há mais dúvida. Eu percorri um labirinto cujo centro me encarou em espelho-esfinge. Fui devorada pelo reflexo que não me questionou, apenas me apontou a direção do abrigo. Fui envolta na bruma da renúncia, e há os momentos de pura razão quando era imaginada apenas a loucura. Eu quero querer, ainda que não. E quando eu volto os olhos à esfinge há uma paz indiscriminada. Há um caminho que desfaz o labirinto de paredes de algodão. Vamos morar ali.

III
Há música em todos os cômodos em que estou com você. De início, eu não reconheci a melodia, porque não fui ensinada a dançar no ritmo da vida, mas, quando tapei os ouvidos, descobri que meu corpo aprendeu a enxergar a onda e a mover-se na cadência inaudível do que não é permitido, mas que não se pode jamais impedir de dançar.

IV
[sob a luz azulada da poesia enunciada em estrelas, eu vivo a instransitividade de amar, e não há medo que impeça a força das águas. ainda que desviem o curso do rio, não podem impedi-lo de chover em outro lugar. eu chovo no mar.]

V
Dança comigo?

Seu mimimi aqui.

